Olimpíada ofusca votação da pronúncia do impeachment nas redes sociais

São Paulo - Em dia de votação da pronúncia do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) no Senado, os Jogos Olímpicos ocupam os assuntos mais comentados nas redes sociais e ofuscam a sessão no Congresso Nacional na internet, diferente das últimas votações em dias relevantes para o processo de afastamento de Dilma na Câmara e no Senado, que lideraram os comentários dos internautas no Brasil.

A sessão ficou bem ranqueada no Twitter apenas na abertura dos trabalhos, às 9h50, e mesmo assim não superou os Jogos entre os internautas. Às 11h, o assunto mais comentado na rede era a vitória da judoca Mariana Silva e sua classificação às oitavas de final nos Jogos Olímpicos. A derrota da dupla Pedro e Evandro no vôlei de praia também ocupava os assuntos do momento em sobreposição à sessão parlamentar comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

Uma hora depois, entre os destaques que o Twitter trouxe para "o que está acontecendo", os eventos relacionados à Olimpíada estavam no topo da seleção feita pela rede social. A votação da pronúncia do impeachment ocupava apenas os destaques nas sessões exclusivas de política e governo.

No Facebook, no mesmo momento, o post que divulgava a sessão na página oficial do Senado tinha 802 reações de seguidores e 344 compartilhamentos, enquanto as fotos das competições do judô na página oficial do Comitê Olímpico Internacional (COI) superavam 1,5 mil interações.

No fim da manhã, o Twitter divulgou o resulto batizado como "a manhã em 12 tweets". A sessão plenária ocupava duas das posições, enquanto a lista era dominada pelo espírito olímpico com seis publicações referentes aos Jogos. O Twitter tematizou a rede para assuntos das Olimpíada, promovendo ainda mais os posts relacionados ao evento.

Entre 12h32 e 13h01, quando o relator do processo no Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG), leu seu parecer, as buscas e interações referentes à Olimpíada e outros assuntos, como celebridades, lideraram a rede. A vitória da atleta Mariana Silva, que a levou à semifinal do judô, foi comemorada entre os posts mais ranqueados nesse intervalo de tempo.

Durante a tarde, até as 16h, os pronunciamentos de senadores que já haviam falado na sessão não passou pelas publicações mais destacas. Por outro lado, a atuação do judoca Victor Penalber, da nadadora Joanna Maranhão, que foram eliminados da Olimpíada, e a vitória da seleção brasileira de basquetebol masculino contra a Espanha estavam entre os assuntos mais comentados. A essa hora, o mesmo post do Senado publicado pela manhã contabilizava 1,2 mil interações no Facebook, enquanto publicações do COI com atletas brasileiros superavam as 5,7 mil reações.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos