Moradores escolhem local onde novo distrito de Mariana será construído

Em São Paulo

  • Rayder Bragon/UOL

    Propriedade rural tomada pelo rejeito de minério de ferro, no distrito de Paracatu de Cima, em Mariana (MG)

    Propriedade rural tomada pelo rejeito de minério de ferro, no distrito de Paracatu de Cima, em Mariana (MG)

Moradores de Paracatu de Baixo, um dos três distritos mineiros destruídos pela lama que vazou com a queda da barragem da Samarco, em novembro de 2015, escolheram, neste sábado, o local onde o novo distrito será construído.

A área conhecida como Lucila foi a vencedora, com 65% dos votos das 103 famílias que moravam na região. Localizada no distrito de Monsenhor Horta, em Mariana, e com 84,8 hectares, a área "oferece topografia adequada, disponibilidade hídrica, facilidade de acesso a transporte público e solo de qualidade para plantio e criação animal", segundo a Samarco, que será responsável pela reconstrução.

O distrito, na cidade de Mariana, em Minas Gerais, foi devastado pela lama

Os critérios foram definidos pela empresa em conjunto com os moradores e representantes do Ministério Público, que acompanharam a votação.

Antes de Paracatu de Baixo, os moradores de Bento Rodrigues, também em Mariana, e de Gesteira, na cidade de Barra Longa, já haviam escolhido em votação a localização dos novos distritos. Em todos os casos, os moradores visitaram os terrenos e receberam cartilhas com informações sobre solo, água e vegetação, entre outras características da área.

De acordo com a Samarco, com a escolha do terreno, será iniciada a discussão sobre o projeto arquitetônico e urbanístico, além dos padrões construtivos das moradias, que serão definidos separadamente com cada família.

"Uma vez fechados os acordos individuais, a expectativa é que os projetos de engenharia fiquem prontos até o fim do ano. A Samarco realizará a entrega do local, conforme definido em acordo com os governos federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo, até 2019", disse a empresa, em nota.

Moradores voltam para vila destruída para cuidar e evitar roubo de animais

  •  

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos