PM prende jornalistas que filmavam operação na Comunidade da Skol

Rio de Janeiro - Policiais militares prenderam o repórter Rene Silva e o fotógrafo Renato Moura, do jornal Voz da Comunidade, neste sábado (1º), enquanto filmavam uma operação de remoção na Comunidade da Skol, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio. A detenção foi filmada pela própria equipe do jornal, que divulga notícias sobre a região, e foi publicada em sua página no Facebook. A Polícia Militar, no entanto, ainda não confirmou a informação.

Coordenador do Voz da Comunidade, Silva ganhou visibilidade por denunciar situações de vulnerabilidade vividas por moradores do Complexo. Neste sábado, pela manhã, transmitia pela internet o momento em que policiais queimavam móveis e lonas da Comunidade da Skol, quando um policial questionou se ele era "liderança do movimento" contrário à remoção. Em seguida, o policial ordenou a saída dos repórteres e a transmissão foi interrompida.

"Nossa equipe está na 45 DP (Delegacia de Polícia), e os policiais civis da 45 DP e da UPP (Unidade Pacificadora) da Nova Brasília não estão deixando ninguém entrar para falar com Rene Silva e Renato Moura, que foram detidos por estarem fazendo a cobertura de uma matéria na Avenida Itaóca. Fomos informados que estão sofrendo pressão psicológica.", informou a equipe do Voz da Comunidade, no Facebook.

Pelo código eleitoral, prisões estão proibidas desde terça-feira (27), a não ser que seja por flagrante ou cumprimento de sentença criminal. A intenção é garantir o direito de voto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos