Topo

Ressaca provoca destruição na zona sul do Rio

30/10/2016 11h31

Rio - Ondas gigantes inundaram a orla do Leblon, um dos endereços mais cobiçados do Rio, na madrugada de ontem. Uma forte ressaca levou à interdição total da Avenida Delfim Moreira, considerada o trecho mais nobre da zona sul da cidade. O fenômeno foi provocado por um ciclone extratropical, que teve origem na Região Sul e avança pelo mar em direção ao Nordeste.

A água invadiu quiosques, danificou o deque do mirante do bairro, arrastou peças de mobiliário e alcançou edifícios, que tiveram as portas de garagens destruídas. O asfalto amanheceu coberto de areia, impedindo a passagem dos carros.

Parte da ciclovia Tim Maia, também na orla, foi interditada na noite de sexta-feira, no trecho entre São Conrado e Barra da Tijuca. Em abril, uma ressaca destruiu parte da ciclovia, sobre o mar de São Conrado, provocando duas mortes.

"A medida foi tomada por causa do registro de ondas com mais de dois metros e período de pico maior do que 15 segundos, um dos protocolos para o fechamento da ciclovia. Agentes da Defesa Civil e da Guarda Municipal atuam no local", informou o Centro de Operações da prefeitura. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.