Sul registra temperaturas negativas; cidade de SC tem sensação térmica de -17ºC

Aline Torres, Julio Cesar Lima, Luciano Nagel, especiais para a AE e Sara Abdo

São Paulo

  • CRISTIANO ESTRELA/Agência RBS/ESTADÃO CONTEÚDO

    Com 3,2°C, Florianópolis registra a menor temperatura do ano

    Com 3,2°C, Florianópolis registra a menor temperatura do ano

O inverno chegou sem trégua no País. A massa de ar polar que atinge principalmente o Sul provoca frio intenso nos três Estados da região e temperaturas negativas, com registro de neve e geada. Nesta terça-feira, 18, 50 municípios catarinenses amanheceram com termômetros abaixo de zero.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Bom Jardim da Serra, a temperatura foi de -7,4ºC, a mais baixa do ano no Brasil. Já em Urupema, os termômetros registraram -6,7ºC, mas por causa dos ventos de até 43 km/h a sensação térmica chegou a -17ºC.

O tempo amanheceu tão frio na serra catarinense que as flores nos jardins congelaram. Também nevou timidamente. Flocos de neve também caíram em Irani, Fraiburgo, São Joaquim e Água Doce, no oeste do Estado, segundo a Central de Meteorologia de Santa Catarina.

Na capital Florianópolis, os termômetros marcaram 3,2ºC. Além de ser a temperatura mais baixa neste ano, chama atenção pela queda brusca. No domingo, 16, muitas pessoas foram às praias, quando os termômetros marcaram 32°C.

Veja as reações de moradores e turistas às baixas temperaturas

Geada no RS

Depois do registro de queda neve em algumas cidades do Rio Grande do Sul, foi a vez de a forte geada chegar com tudo no alvorecer desta terça-feira em vários municípios, que tiveram temperaturas abaixo de zero. Nas cidades de Soledade, Espumoso e Arvorezinha, na região noroeste do Estado, os termômetros registraram entre -7°C e -3°C.

No município de Pinheiro Machado, próximo à fronteira sul, o frio era tanto que chegou a congelar a água. Na Serra Gaúcha, a menor temperatura foi registrada em São José dos Ausentes, com -3,4°C.

Já em Porto Alegre, os termômetros marcavam 0,7°C no Morro da Polícia, na região leste da capital. No centro, fazia 4°C nas primeiras horas da manhã.

Neve no Paraná

Com temperaturas de -4ºC, a cidade de Inácio Martins registrou a menor temperatura do Paraná e, em Palmas, houve registro de neve durante a madrugada desta terça. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a massa de ar com característica polar que vem do extremo Sul do País fez com que o Paraná amanhecesse com temperaturas negativas em algumas regiões.

GIULIANO GOMES/PR PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Curitiba teve a manhã mais gelada do ano; a temperatura registrada foi de 1ºC

Esta foi a segunda vez que nevou em Palmas. Na primeira metade de junho, as baixas temperaturas resultaram na queda de chuva congelada na área urbana e flocos de neve nos Campos de Palmas, na região mais alta da cidade, onde está localizado o distrito do Horizonte.

A previsão é de geadas para os próximos dias até o final da semana, com queda brusca de temperatura nas regiões de Curitiba, Pato Branco, Francisco Beltrão e Guarapuava.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos