Em vídeo, Renan defende que Legislativo deve validar afastamento de parlamentares
Por outro lado, ele elogiou a decisão da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, de marcar para 11 de outubro julgamento de ação sobre afastamento de deputados e senadores. "Ora, se o mandato é intangível e há, na lei maior, uma regra de ouro que diz que só a casa legislativa dele (do parlamentar) pode dispor, paciência. Não se trata de saber de quem é a palavra final, como insinua Fernando Henrique Cardoso. Não é isso. Trata-se de zelar pela Constituição e pela separação dos poderes", afirmou Renan, sem mencionar o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG), decidido nesta semana pelo STF.
Em evento nos Estados Unidos nessa quinta-feira, 28, FHC afirmou que o Supremo é o guardião da Constituição e tem a "decisão final" no Brasil. "Ele decide e é isso", afirmou o ex-presidente, pouco antes de o Senado aprovar regime de urgência para deliberar sobre a decisão da Corte de afastar Aécio do mandato e ordenar recolhimento noturno do senador mineiro.
No vídeo, Renan disse que a presidente do STF "cresce nas crises". Mas criticou outros ministros do Supremo, sem citar nomes. "Como constituinte, nunca imaginei estar vivo para ver constitucionalistas conhecidos, ministros do Supremo - graças a Deus uma minoria - dizerem que se pode colocar o Código de Processo Penal acima da Constituição, que consagra valores republicanos", afirmou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.