Topo

Em meio à crise, procura por caronas intermunicipais cresce 20%

Mariana Lima

São Paulo

27/05/2018 15h32

Na esteira da crise de abastecimento dos postos de gasolina de todo o País, pedidos de caronas e procura por informações sobre transporte público aumentaram durante o fim de semana. O movimento é reflexo da greve dos caminhoneiros em todo o Brasil, que acontece há sete dias nas principais estradas do País.

Segundo levantamento feito pela plataforma de caronas de longa distâncias, BlaBlaCar, o número de solicitações de viagens compartilhadas cresceu 20% entre os usuários de todo o Brasil desde a última sexta-feira, 25.

Ricardo Leite, diretor da BlaBlaCar Brasil, disse que a greve não tinha impactado no fluxo de viagens monitorado pela empresa até quinta-feira pela manhã quando a quantidade de viagens estava entre o esperado.

"Em uma semana de pré-feriado, normalmente a quantidade de caronas caí porque os usuários preferem viajar no feriadão. O aumento foi totalmente atípico e não temos dúvida que seja porque as pessoas não têm como sair ou chegar em seu trabalho ou em casa", diz Leite.

No modelo de carona disponibilizado pela empresa, o motorista não tem lucros ao dar carona. Os passageiros dividem os custos da viagem como o preço da gasolina. Caso o abastecimento não se normalize nos próximos dias, a empresa espera mudar este modelo.

"Se as coisas não se normalizarem a tempo, vamos apelar para a solidariedade dos membros da comunidade. Quem ainda tiver gasolina, pode ajudar pessoas que precisam se movimentar, como médicos e enfermeiros", disse.

Consultas

A procura por transporte coletivo também cresceu. O aplicativo de monitoramento de transporte público, Moovit Brasil, notou um crescimento de 40% nas buscas feitas por usuários de todo o País.

"Ainda não percebemos nenhuma alteração sensível nas nossas operações de caronas. Mas as buscas por informações de transporte público está acima da média", disse Pedro Palhares, diretor do Moovit Brasil.