Topo

Procuradora aposentada condenada por torturar criança é presa no Rio

A procuradora de Justiça aposentada Vera Lúcia de Sant"anna Gomes, em imagem de 2010 - Berg Silva/Agência O Globo
A procuradora de Justiça aposentada Vera Lúcia de Sant'anna Gomes, em imagem de 2010 Imagem: Berg Silva/Agência O Globo

Marcio Dolzan

No Rio

17/01/2019 10h11

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu na manhã desta quinta-feira (17) a procuradora de Justiça aposentada Vera Lúcia de Sant'anna Gomes. Condenada por espancar uma criança de dois anos que pretendia adotar, em 2010, ela era considerada foragida há quase três anos.

Reportagem da "Globonews" desta quarta-feira (16) mostrou que Vera Lúcia estava em sua residência, um apartamento em Ipanema, na zona sul carioca. Agentes da Polícia Civil foram até o endereço na manhã desta quinta e a procuradora aposentada foi encaminhada à Cidade da Polícia, na zona norte do Rio.

Vera Lúcia havia sido condenada, ainda em 2010, a oito anos e dois meses de prisão em regime fechado. Posteriormente, a pena foi reduzida para cinco anos e cinco meses de prisão, em regime semiaberto.

A procuradora aposentada chegou a ganhar um habeas corpus, mas, em 2016, após esgotados todos os recursos, deveria ter começado a cumprir a pena. Desde então, era considerada foragida.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa da acusada.

Relembre o caso

O caso teve grande repercussão à época. Além de ter sido denunciada por espancar a menina de dois anos, Vera Lúcia também xingava a criança que pretendia adotar --ela tinha a guarda provisória da menor.

Áudios divulgados comprovavam que a procuradora se referia à criança, aos gritos, com palavras como "cachorrinha". Depois de receber a denúncia por maus-tratos, o Conselho Tutelar retirou a menina do apartamento de Vera Lúcia em maio de 2010.