Topo

Procuradora passa mal e vai a hospital após prisão por tortura de criança

A procuradora aposentada Vera Lúcia de Sant"Anna Gomes, em imagem de 2010 - Berg Silva/Agência O Globo
A procuradora aposentada Vera Lúcia de Sant'Anna Gomes, em imagem de 2010 Imagem: Berg Silva/Agência O Globo

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

17/01/2019 10h55

A procuradora de Justiça aposentada Vera Lúcia Sant'Anna Gomes, presa nesta quinta-feira (17) após permanecer foragida por quase três anos, foi levada a um hospital antes de chegar à Cidade da Polícia, na zona norte carioca. Ela é condenada por torturar uma criança de dois anos que pretendia adotar, em 2010.

De acordo com o delegado Adriano Marcelo França, responsável pelo caso, Vera Lúcia sentiu um mal-estar e foi levada para o hospital Copa D'Or, em Copacabana, na zona sul. Ela foi medicada e teve alta médica por volta das 10h30, depois de ter sido presa em casa, em Ipanema, no início da manhã de hoje. A procuradora foi localizada por uma equipe da "Globonews" nesta quarta-feira (16).

Ela foi condenada a cumprimento de pena em regime semiaberto em maio de 2016. No entanto, nunca se apresentou às autoridades.

Em 2010, ela foi condenada a oito anos e dois meses de prisão em regime fechado. Depois, a pena foi reduzida para cinco anos e cinco meses em regime semiaberto. Como nunca se apresentou à Justiça, ela era considerada foragida.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa da acusada.

Relembre o caso

O caso teve grande repercussão à época. Além de ter sido denunciada por espancar a menina de dois anos, Vera Lúcia também xingava a criança que pretendia adotar --ela tinha a guarda provisória da menor.

Áudios divulgados comprovavam que a procuradora se referia à criança aos gritos com palavras como "cachorrinha". Depois de receber a denúncia por maus-tratos, o Conselho Tutelar retirou a menina do apartamento de Vera Lúcia em maio de 2010.