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Prometido para 2014: Contrato de construção de monotrilho é rescindido em SP

Geraldo Alckmin participou da instalação da primeira viga guia do monotrilho Linha 17 Ouro do Metrô, em maio de 2013 - Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress
Geraldo Alckmin participou da instalação da primeira viga guia do monotrilho Linha 17 Ouro do Metrô, em maio de 2013 Imagem: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress

Gilberto Amêndola

São Paulo

22/03/2019 14h05

O Metrô rescindiu o contrato de construção do monotrilho da Linha 17 - Ouro, uma das obras prometidas para a Copa de 2014. Em nota, o governo do Estado ressaltou que a obra estava sendo conduzida em ritmo lento pelo consórcio.

"Nos últimos 2 anos foram feitas várias tratativas para a retomada das obras do monotrilho. Já foram abertos mais de 17 processos administrativos pelo atraso das obras, entre vários problemas. O consórcio tem 5 dias para apresentar defesa prévia", diz a nota.

O consórcio CMI, formado pelas empresas Andrade Gutierrez, CR Almeida e Scomi, é responsável pelo projeto e implantação das vias, fornecimento de trens e sistema de sinalização do monotrilho da Linha 17-Ouro.

As obras de oito estações e do pátio de manobras de trens não fazem parte do contrato objeto de rescisão e continuam em andamento.

Em 2014, acidente nas obras da linha matou um operário e deixou outros dois feridos

AFP

Procurado pela reportagem, o consórcio comandado pela empreiteira Andrade Gutierrez informou que não irá se manifestar sobre o assunto.

O monotrilho era parte da Matriz de Responsabilidades, assinada pelo governo federal e o governo do Estado e Prefeitura.

O documento prévia uma série de compromissos para a realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

A previsão inicial era que o monotrilho estivesse em funcionamento ainda de 2013. A última previsão de entrega era julho de 2019.

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