Topo

Vallejo lidera ocupação a sede de partido de direita no Chile

15/03/2012 12h33

SANTIAGO DO CHILE, 15 MAR (ANSA) - A líder estudantil Camila Vallejo, ex-presidente da Confederação dos Estudantes do Chile (Confech), lidera a ocupação da sede do partido político de direita União Democrata Independente (UDI), que faz parte da base governista.

A ocupação é realizada pelo setor jovem do Partido Comunista do Chile (PCCh), Juventudes Comunistas (JJCC), que anunciou por meio de seu site que o ato é "pacífico". "Em 11 de março se cumpriram dois anos do governo do [presidente] Sebastián Piñera e a direita comemorava sua ascensão ao poder Executivo como se houvessem razões para isso", observa o texto.

O comunicado ainda diz que "é claro que o governo optou pelos interesses dos empresários" e critica o fato do governo não ter escutado "o maior movimento social que houve no Chile nos últimos 20 anos".

Por meio de seu Twitter, a JJCC afirma que está "dentro da sede da UDI, exigindo o fim da repressão em Aysén", região ao sul do Chile que há um mês realiza manifestações pelo fim de seu isolamento e a melhora da qualidade de vida, como prometeu Piñera em sua campanha presidencial.