Topo

Lina Bo Bardi ganha exposição na Trienal de Milão

De Milão (Itália)

04/09/2014 12h06

A Trienal de Milão inaugurou nesta quinta-feira (4) uma exposição dedicada a Lina Bo Bardi a arquiteta e designer italiana que trabalhou e morou no Brasil, conhecida por projetar o prédio do Masp, entre outras obras.

A mostra "Lina Bo Bardi: Together" representa uma reinterpretação da obra de Bardi através do trabalho da artista Madelon Vriesendorp, do filme de Tapio Snellman e as fotografias de Ioana Marinescu e poderá ser visitada até 5 de outubro.

No interior da exposição é possível admirar diversos objetos, sacros e de uso cotidiano, selecionados por Vriesendorp nos mercados de Salvador, na Bahia, uma forma para celebrar a influência de Bardi na arte popular brasileira, muito apreciada por ela. A artista também criou várias mãos de papel que indicam algumas citações retiradas dos escritos da arquiteta, que tinha o habito de desenhar uma mão com o indicador apontando uma coisa importante nas suas anotações.

A parte conclusiva da exposição apresenta um olhar para o mundo intimo da "Casa de Vidro" em São Paulo, projetada pela arquiteta como sua casa e que atualmente é um museu, com a "Bardi's Bowl Chair", a poltrona também criada por ela em 1951.

A mostra foi inaugurada em 2012 na British Council Gallery de Londres e antes de chegar na Itália passou por museus de várias cidades européias, entre elas Paris e Berlim. 

"Lina nos deixou uma extraordinária herança como arquiteta, cenógrafa, editora, ilustradora, designer e curadora de mostras, herança ainda não totalmente conhecida", explicou a curadora da mostra, a arquiteta argentina Noemi Blager. Em fevereiro deste ano Bardi foi homenageada na Itália com o prêmio "arcVision-Women and Architecture" voltado a mulheres que se destacaram na arquitetura de todo mundo.