Topo

Farc citam "Imagine", de Lennon, em comunicado pela paz

Em Havana

24/09/2014 15h43Atualizada em 24/09/2014 15h53

Representantes do grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) iniciaram o debate desta quarta-feira (24), em Havana, citando a letra da canção "Imagine", do ex-Beatle John Lennon, com o objetivo "refletir sobre a paz e pedir novamente uma trégua bilateral" na Colômbia.   

Desde o começo das negociações, as Farc decretaram duas tréguas unilaterais. O governo sempre rechaçou o pedido de aderir ao cessar-fogo.   

"Como um gesto de generosidade com a população e as vítimas que pedem por um cenário sem hostilidades, devemos proceder para fornecer, não apenas uma canção de paz, mas o feito concreto do cessar-fogo bilateral, a fim de evitar mais derramamento de sangue", disse o representante do grupo, Iván Márquez.   


Em nota, divulgada em Havana antes das sessões de diálogo de paz, os guerrilheiros destacaram querer que todos "imaginem que não existe um paraíso, nem um inferno debaixo de nós; Acima de nós, somente o céu".

"Imaginem que não existem motivos para matar, imagine toda a população vivendo em paz", acrescentaram, concluindo que "vocês podem dizer que sou um sonhador, mas eu não sou o único".   

Desde que tiveram início às conversações de paz, em novembro de 2012, em Havana, as Farc emitem regularmente declarações e comunicados antes do início de cada sessão diária das delegações, a fim de tornar público seus objetivos e comentários. O governo de Bogotá, por sua vez, geralmente mantém silêncio.