Topo

Oxford divulga perguntas 'bizarras' de processo seletivo

16/10/2014 14h10

LONDRES, 16 OUT (ANSA) - A Universidade de Oxford, na Inglaterra, é mundialmente conhecida pelos exigentes pré-requisitos para ingresso. Para derrubar mitos sobre o processo seletivo, a instituição divulgou nesta semana algumas das perguntas geralmente feitas pelos selecionadores e consideradas "bizarras" pelo público em geral. Os candidatos para o curso de História podem ser questionados sobre "quanto se pode contar do passado". Aos que desejam estudar música, o desafio é responder "qual instrumento novo inventariam". Ou, mostrando um cacto, o examinar pode pedir para o estudante de biologia "discursar sobre ele".   

Apesar da polêmica provocada pelos questionários, a Universidade de Oxford se defendeu, dizendo que o objetivo das questões é "avaliar as habilidades reais e potenciais" dos candidatos. "É um processo de seleção que induz os estudantes a pensar, e não simplesmente a reagir a noções", explicou Samina Khan, responsável pelas admissões, em entrevista ao jornal britânico "Daily Telegraph". "Queremos ver como os estudantes pensam e como respondem a novas ideias", completou.   

A Universidade de Oxford aparece entre as melhores do mundo nos ranking de avaliações, junto com Stanford, Cambridge, Harvard e MIT. (ANSA)

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.