Topo

Mussarela de búfala vira alvo de falsificação no Brasil

24/06/2015 15h38

SÃO PAULO, 24 JUN (ANSA) - Produto considerado um dos mais tradicionais da gastronomia italiana, a mussarela de búfala está sendo alvo de falsificações no Brasil. Segundo um estudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os queijos de nove entre 17 marcas analisadas são, na verdade, feitos com leite de vaca.   


Encomendada pela Associação Brasileira de Criadores de Búfalo (Abcb), a pesquisa avaliou o DNA de amostras coletadas diretamente em pontos de venda. De acordo com a entidade, as marcas aprovadas foram certificadas com um "selo de pureza". Já as reprovadas, que omitem nas embalagens a presença de leite de vaca em seus produtos, são: Bufalat (100% de leite de vaca), Yema (93%), La Bufalina (70%), Biancolatte (50%), Montezuma (30%), Brava (10%), Vitalatte (5%), Buffa (5%) e Nacon (1%).   


Por outro lado, os produtores aprovados são: Bom Destino, Búfala Almeida Prado, Bufalíssima Natal, Búfalo D'Oeste, Búfalo Dourado, Di Búfalo, Estância Alambari e La Vera. Segundo a Abcb, a fabricação de mussarela de búfala, tradicionalíssima na Itália, vem crescendo a uma média de 20% ao ano no Brasil.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.