Esquerda realiza primária para Prefeitura de Milão

MILÃO, 06 FEV (ANSA) - Começou na manhã deste sábado (6) a primária da centro-esquerda para escolher seu candidato à Prefeitura de Milão, locomotiva econômica da Itália, nas eleições municipais que ocorrerão na primavera europeia.   

Neste primeiro dia de votação, nove colégios foram abertos em toda a metrópole, número que subirá para 150 no domingo. Nas quatro horas iniciais do pleito, mais de 3 mil pessoas já haviam participado.   

Quatro nomes disputam a nomeação da coalizão de centro-esquerda liderada pelo Partido Democrático (PD), o mesmo do primeiro-ministro Matteo Renzi: o ex-CEO da Expo Milão 2015 Giuseppe Sala, 57 anos, favorito para vencer a primária; a vice-prefeita da capital da Lombardia, Francesca Balzani, 49; o assessor de Políticas Sociais e Cultura da Saúde da Prefeitura, Pierfrancesco Majorino, 42; e o diretor da União Italiana Esporte para Todos Antonio Iannetta, 41.   

Uma pesquisa do instituto Ixè coloca Sala na frente, com 45,5% a 48,5% das intenções de voto, seguido por Majorino (25% a 28%), Balzani (24,5% a 27,5%) e Iannetta (0% a 1%). O ex-CEO da Expo se cacifou para a disputa justamente por conta da visibilidade que a feira universal lhe deu.   

Realizada entre 1º de maio e 31 de outubro de 2015, a exposição discutiu temas ligados a fome e sustentabilidade e atraiu mais de 20 milhões de visitantes. Com 1,3 milhão de habitantes, Milão é a segunda cidade mais populosa da Itália, atrás apenas de Roma, e é crucial para o sucesso do projeto do PD e do próprio Renzi.   

O atual prefeito da capital lombarda, Giuliano Pisapia, no cargo desde 2011, poderia tentar a reeleição, mas desistiu por motivos até hoje não muito claros, provavelmente mais pessoais do que políticos. No xadrez da centro-esquerda, Sala tem o apoio do primeiro-ministro, enquanto o chefe municipal já declarou voto em Balzani.   

Além de Milão, quase todas as principais cidades italianas irão às urnas na primavera europeia, incluindo Roma, Nápoles, Turim, Bolonha e Cagliari. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos