Aos 500 anos, Gueto de Veneza recebe eventos especiais

Por Marzia Apice ROMA, 23 MAR (ANSA) - São 500 os anos de beleza, dificuldades e personagens extraordinários que o Gueto Judeu de Veneza carrega nas costas. E para festejar o seu primeiro meio milênio de história, que acontece neste ano, nasce o "Venice Beyond the Ghetto" ("Veneza Além do Gueto"), iniciativa que reunirá ocasiões para falar sobre vários aspectos da cidade italiana e do povo judeu que a habita.   


O projeto, que continuará em 2017, irá propor ao público percursos culturais, históricos, artístico-arquitetônicos e enogastronômicos originais que revelarão os detalhes mais fascinantes de uma parte não tão conhecida da famosa cidade dos canais.   


A ideia da iniciativa é a de partir da própria resiliência do povo judeu e da sua capacidade de transformar limitações em oportunidades. No Gueto de Veneza, será celebrada a ausência de locais que um dia foram obstáculos no diálogo entre as culturas e promovida a aceitação do diferente, derrubando todos os muros, até os virtuais e metafóricos.   


A reflexão sobre temáticas de grande relevância social, importantes principalmente pelo contexto cada vez mais multiétnico, será acompanhada em todos os roteiros, percursos e eventos realizados neste ano tão especial.   


Além disso, a cozinha tradicional judaica, a kosher, também terá destaque, tanto pelo o que ela significa para a cultura de um povo inteiro, quanto pela suas características saudáveis e nutritivas. Nos eventos gastronômicos, vários estabelecimentos especializados nesse tipo de comida apresentarão ao público pratos típicos, com direito até a degustações.   


Aos mais curiosos, também será dada a possibilidade de conhecer receitas tradicionais, de se obter mais informações sobre costumes judaicos e de assistir a apresentações de música kletzmer. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos