Topo

Italiana Giovanna Casotto ganha fama por suas HQs eróticas

20/06/2016 18h06

SÃO PAULO, 20 JUN (ANSA) - A arte de criar histórias em quadrinhos eróticas não é nova na Itália. São vários os nomes de cartunistas que já exploraram essa área e deram origem a grandes obras e a personagens que mais tarde seriam conhecidas em todo o mundo.   


Em um cenário repleto de HQs de artistas italianos de peso, como Milo Manara, Franco Saudelli, Paolo Eleuteri Serpieri, Magnus e Guido Crepax, onde o corpo e toda a sensualidade da mulher são os protagonistas, surge Giovanna Casotto, uma das únicas mulheres do mundo no ramo.   


A carreira ligada ao erotismo nos quadrinhos da italiana começou há cerca de 20 anos, com Casotto posando para Saudelli. Foi com ela, que o desenhista criou um de seus principais trabalhos, "La Bionda" ("A Loira").   


Após alguns anos, com ajuda do cartunista, a italiana se inscreveu na Scuola di Fumetti di Milano (Escola de Quadrinhos de Milão) e decidiu ela mesma desenhar suas próprias histórias.   


Nelas, as personagens foram criadas a partir da inspiração do próprio corpo de Casotto, que usa fotos suas para desenhar mulheres fortes, sensuais e com uma perspectiva totalmente feminina. As HQs da italiana incluem cenas onde fantasias sexuais consideradas clichês - do sexo com entregador de pizza ao encanador - terminam em finais surpreendentes e por vezes engraçados.   


Para desenhar os corpos das personagens, a cartunista usa apenas lápis. A beleza dos seus quadrinhos está, além dos traços feitos com precisão e muitos detalhes, no contraste dado às imagens com o uso de cores fortes, como azul, verde, amarelo e principalmente vermelho, em elementos externos das cenas, dos lábios, roupas e acessórios usados pelas mulheres até almofadas, cadeiras e toalhas.   


Com várias obras no mercado italiano, o único livro de Casotto que já é publicado no Brasil é "Giovanna" pela editora Veneta.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.