Topo

Conheça 8 lugares para aproveitar o Halloween

26/10/2016 14h43

SÃO PAULO, 26 OUT (ANSA) - No dia 31 de outubro, muitos fantasmas e caveiras estarão à solta nas ruas de diversos países do mundo.   


O Halloween - ou Dia das Bruxas -, festa do culto aos mortos, tem suas origens na celebração pagã Samhain, que, segundo a tradição nórdica, comemorava o início do inverno e o fim das colheitas, sempre com fogueiras, máscaras e abóboras esculpidas.   


No mundo pós-moderno, a celebração se transformou em uma festa temática que, ao invés de aterrorizar, diverte as pessoas, principalmente nos Estados Unidos, onde a data é muito tradicional. Conheça abaixo oito lugares que comemoram o Halloween de maneira diferente: Milão, Itália - A capital da Lombardia receberá a oitava edição do "Monsterland Festival", que este ano terá navio de piratas, exército de zumbis, lobisomens e bruxas. Das 18h de 31 de outubro às 4h de 1º de novembro, mais de 50 artistas e DJs se apresentarão em palcos e tendas em um parque de Milão. Também haverá um espaço exclusivo para se maquiar como monstro e alguns serviços de alimentação para suprir as energias. Não é permitida a entrada de menores de 16 anos.   


Comacchio, Itália - A festa de Halloween que acontece entre os canais do Rio Pó, em Comacchio, é inteiramente dedicada às crianças. Desde 10 de outubro, fantasmas andam pelas ruas do centro da cidade, nos canais e nas pontes acompanhados de bruxas e feiticeiras. Por todo o município serão feitos jogos, como "caça ao tesouro maldito", e oficinas para aprender a esculpir uma abóbora ou ser maquiado como um monstro. No fim do evento, em 31 de outubro, acontecerá um desfile com as fantasias mais assustadoras. Assis, Itália - No grande bosque de São Francisco de Assis, na região da Úmbria, crianças e adultos poderão participar da festa de Halloween organizada pelo Fondo Ambientale Italiano (FAI). Os participantes descobrirão todos os segredos dos morcegos, mamíferos que simbolizam o Dia das Bruxas. Através de atividades em laboratório, trilhas, jogos e palestras, guias especializados aproximarão os visitantes do mundo dos morcegos e das lendas que os cercam.   


Ampezzo, Itália - "La Not Dalis Muars" é a festa que se celebra na noite de 31 de outubro no centro histórico de Ampezzo. A partir das 19 horas, a cidade invoca o ano novo celta com espetáculos itinerantes de malabaristas e cuspidores de fogo, procissões de fadas, elfos e duendes, jogos de luzes e abóboras decoradas. A celebração ainda inclui música temática e uma programação gastronômica nas casas do centro histórico.   


Turim, Itália - Existe um lugar que fará os amantes de mistérios perderem o sono: o museu de antropologia criminal Cesare Lombroso, em Turim. O local abriga os estudos de Cesare Lombroso, médico obcecado pela relação entre fisionomia e comportamento criminoso. O museu exibe objetos e documentos, mas também cérebros de ladrões, esqueletos, caveiras, rostos deformados e corpos de vítimas de crimes.   


Nápoles, Itália - Uma experiência diferente de Halloween pode ser descer ao subterrâneo de Nápoles, onde estão as vísceras da cidade. Entre histórias e mistérios, o público poderá conhecer arte e religião em uma tumba descoberta recentemente.   


Acredita-se que o túmulo date de 1400 e pertença ao conde Vlad III, mais conhecido como conde Drácula. A tumba apresenta símbolos misteriosos e esotéricos, incluindo inscrições com códigos criptografados ainda não compreendidos e que remetem ao famoso personagem.   


Irlanda - O melhor lugar para descobrir as origens da festa de Halloween é a Irlanda, que realiza diversas paradas e festivais dedicados aos vampiros e seres sobrenaturais. No entanto, dois destinos são obrigatórios: a capital Dublin e Derry, esta na Irlanda do Norte.   


Na primeira, entre os dias 28 e 31 de outubro, acontecerá o "Bram Stoker Festival", evento dedicado ao autor da lenda do Drácula e que terá espetáculos ao ar livre, leituras e visitas guiadas a lugares aterrorizantes.   


Já em Derry, o festival "Banks of the Foyle Carnival" atrai milhares de visitantes com muita música ao vivo, teatro, atividades para crianças, itinerários assombrados e tours de caça-fantasmas.   


Nova York, EUA - A cidade que nunca dorme é sempre mágica, mas no Halloween é realmente um destino certeiro. Isso porque muitas lojas, casas e pontos comerciais entram no clima de terror com decorações temáticas. No entanto, o evento mais esperado é a "Village Halloween Parade", desfile que acontece em Manhattan no dia 31 de outubro, a partir das 19 horas, e reúne mais de 50 mil pessoas fantasiadas de monstros, vampiros, múmias, fantasmas e bruxas. E ao fim da caminhada, um show ao vivo promete animar os "espíritos malignos". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.