Festival de Cinema italiano homenageia Mastroianni em SP

SÃO PAULO, 27 OUT (ANSA) - Considerado ícone do cinema clássico, o ator Marcello Mastroianni terá sua trajetória relembrada pela 12ª edição do Festival de Cinema Italiano, a partir de 14 de novembro.   


Com realização da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio (Italcam) e apoio do Istituto di Cultura de São Paulo, a série de eventos, batizada como "Ciclo de Homenagens a Marcello Mastroianni", será dividida entre uma mostra cinematográfica e outra fotográfica.   


Sete filmes estrelados por Mastroianni foram escolhidos para serem exibidos no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo entre 14 e 21 de novembro. Já a exposição de fotos acontecerá no Cine Caixa Belas Artes, de 1º a 7 de dezembro, e apresentará 60 imagens dos 50 anos de carreira do italiano.   


Além dos dois eventos, a crítica italiana de cinema Cristina Colet estará presente para falar sobre a vida de Mastroianni, e também haverá uma homenagem a um dos maiores diretores contemporâneos da Itália, Roberto Faenza.   


Aos 73 anos, o cineasta receberá um prêmio por sua carreira durante a festa de abertura do festival, em 21 de novembro, no Auditório Ibirapuera. Ele dirigiu o último filme estrelado por Mastroianni, "Sostiene Pereira".   


Mastroianni faleceu aos 72 anos de idade e participou de grandes produções como "Os companheiros", "Cidade das Mulheres" e "Ontem, hoje e amanhã", no qual atuou com Sophia Loren. Do drama à comédia - e com entrada franca -, confira os filmes que estarão em cartaz na homenagem ao ator: 1- "O Belo Antonio", de Mauro Bolognini 2 - "Matrimônio à Italiana", de Vittorio De Sica 3 - "A Noite", de Michelangelo Antonioni 4 - "Um Dia Muito Especial", de Ettore Scola 5 - "Os Companheiros", de Mario Monicelli 6 - "Casanova 70", de Mario Monicelli 7 - "Allonsanfan", de Paolo e Vittorio Taviani. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos