Presidente cubano envia mensagem parabenizando Trump pela vitória nos EUA

Em Havana

  • Yamil Lage/ AFP

    Cubanos leem jornal com capa sobre a vitória de Donald Trump em rua de Havana

    Cubanos leem jornal com capa sobre a vitória de Donald Trump em rua de Havana

O presidente de Cuba, Raúl Castro, enviou uma mensagem ao novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizando-o pela eleição, informou a Chancelaria da ilha na noite desta quarta-feira (9).

"O presidente dos Conselhos de Estado e dos Ministros da República de Cuba, Raúl Castro Ruz, enviou uma mensagem de felicitação ao sr. Donald J. Trump por sua eleição como presidente dos Estados Unidos da América", informou o breve comunicado.

Essa foi a primeira declaração oficial do governo cubano sobre as eleições. Durante a campanha eleitoral, o republicano havia dito que iria revisar os acordos assinados pelo presidente Barack Obama com o líder da ilha caribenha, sem entrar em muitos detalhes sobre o tema.

Cubanos temem piora de relação com os EUA

O desgelo diplomático entre os dois países, após mais de 60 anos, foi iniciado no fim de 2014 e, desde então, há uma abertura gradativa nas conversas entre as nações. No entanto, o embargo econômico a Cuba ainda permanece, já que ele só pode ser derrubado pelo Congresso dos EUA. Como tem maioria republicana, os parlamentares sequer deixaram o projeto de Obama ser debatido na Casa.

Ainda ontem, já após a confirmação de Trump como sucessor de Obama, o governo cubano anunciou que fará uma semana de exercícios militares em toda a ilha para "enfrentar o inimigo".

Mesmo sem citar os norte-americanos, o momento do anúncio foi entendido como um recado claro aos republicanos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos