Sucesso na Expo,'Supermercado do futuro' é aberto em Milão

MILÃO, 24 JAN (ANSA) - Pouco mais de um ano da apresentação do protótipo na Expo Milão 2015, a cidade de Milão, na Itália, abriu ao público seu primeiro "Supermercado do futuro".   


Desenvolvido pelo escritório de arquitetura Carlo Ratti em parceria com a Coop, principal rede de supermercados da Itália, o mercado futurista está localizado dentro do shopping Bicocca Village, um dos centros comerciais mais frequentados da cidade. Com mais de mil metros quadrados, a loja é composta por mais de seis mil produtos pendurados nas prateleiras e disponibiliza 54 telas interativas próximas as gôndolas de frutas, carnes e peixes. Por meio de uma etiqueta, colocada nos alimentos, o leitor consegue informar ao consumidor sobre a origem das matérias-primas, o preço, data de validade, dados nutricionais e indicações de como reciclar a embalagem dos produtos.   


Além disso, as telas informativas também funcionam com sensores de movimentos, que acendem os painéis com as informações dos alimentos quando o consumidor passa em frente. Entre os serviços gratuitos oferecidos estão o "Coop Drive", que dá a possibilidade do cliente fazer sua compra online e retirar depois de duas horas no estacionamento, sem sair do automóvel.   


O mercado "high tech" "é uma evolução do que apresentamos na Expo. O grande esforço foi desenvolver aquela experiência excepcional em uma realidade cotidiana", explicou Marco Pedroni, presidente da Coop Itália.   


De acordo com Pedroni, a ideia chave do projeto é "a tecnologia a serviço das pessoas, da segurança e da transparência"."Este não é apenas um ponto de venda, mas também um lugar de encontro para as pessoas", acrescentou.   


O Grupo Coop investiu aproximadamente 4,5 milhões de euros para a construção da loja, que tem como objetivo atender ao menos dois mil clientes por dia. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos