Corpo de Salvador Dalí será exumado hoje para teste de DNA

MADRI, 20 JUL (ANSA) - A exumação do corpo do pintor Salvador Dalí para extrair amostras de DNA para um processo de paternidade será realizada nesta quinta-feira (20) após o fechamento do Teatro-Museu Dalí ao público.   


A operação vai durar cerca de cinco horas, iniciando pela remoção de uma lápide de 1,5 tonelada que cobre o túmulo de Dalí, morto em 23 de janeiro de 1989.   


Os médicos legistas vão realizar extrações de "restos ósseos e/ou peças dentárias" do cadáver e enviarão para análise no Instituto Nacional de Toxicologia, em Madri. Lá ocorrerá a comparação do DNA do pintor e de sua suposta filha. O resultado deve ficar pronto em torno de um ou dois meses.   


A decisão para a exemução foi decretada no fim de junho pela Justiça de Madri após Maria Pilar Abel Martinez, nascida na cidade de Girona em 1956, entrar com uma ação para ser reconhecida como filha do artista.   


De acordo com a juíza Maria del Mar Crespo, o estudo do DNA do cadáver do pintor é considerado necessário por causa da ausência de outros traços biológicos ou pessoais capazes de permitir uma comparação.   


Pilar Abel luta para ser reconhecida como filha do artista desde 2007. Ela afirma que é fruto de uma relação entre Dalí e sua mãe, que, na época, trabalhava como empregada doméstica de uma família que passava temporadas em Figueres, no nordeste da Espanha.   


Nascido em 1904, Dalí é um dos maiores expoentes do Surrealismo.   


Ele foi casado com a russa Helena Diakonova, falecida em 1982, e morreu sem descendentes conhecidos. Seu corpo está sepultado no Teatro-Museu Dalí de Figueres. Nesta sexta-feira (21), a diretora do museu, junto com os diretores da Fundação Gala-Dalí,que administra o patrimônio do pintor, participarão de uma coletiva para atualizarem a imprensa sobre o caso. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos