Aloysio Nunes inicia missão diplomática no Oriente Médio
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, inicia nesta terça-feira (27) uma visita oficial ao Oriente Médio, que irá até 6 de março e incluirá Israel, Palestina, Jordânia e Líbano.
A viagem acontece em meio ao clima de tensão na região por causa do reconhecimento de Jerusalém como capital israelense pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - o Itamaraty não endossou a decisão e disse que o status da cidade deve ser definido em negociações.
Em 27 e 28 de fevereiro, Nunes estará em Israel e deve ser recebido pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e pelo presidente Reuven Rivlin. Além disso, o chanceler visitará um memorial às vítimas do Holocausto.
Nos dois dias seguintes, o ministro passará pela Palestina, para reuniões com o presidente Mahmoud Abbas e com o primeiro-ministro Rami Hamdallah - o Brasil é um dos países que reconhecem o Estado palestino.
Já em 4 de março, Nunes irá à Jordânia, onde verá o rei Abdullah 2º, antes de embarcar para o Líbano, onde terá encontros com o presidente Michel Aoun e o primeiro-ministro Saad Hariri.
Segundo o Itamaraty, o objetivo da viagem é fortalecer o papel do Brasil como "parceiro privilegiado" dos países do Oriente Médio e reiterar seu apoio à "solução dos conflitos na região".
Em 2014, Brasil e Israel protagonizaram uma crise após um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores israelense ter chamado o país sul-americano de "anão diplomático". A declaração foi uma resposta à convocação para consultas do embaixador brasileiro em Tel Aviv por causa da ofensiva contra o Hamas em Gaza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.