Após 'fuga' de 80 km, Froome assume 'camisa rosa' do Giro

JAFFERAU, 25 MAI (ANSA) - Após 15 dias de domínio do britânico Simon Yates, o Giro d'Italia 2018 tem um novo "camisa rosa". O também britânico Chris Froome protagonizou uma virada inesperada e, depois de uma fuga solitária de mais de 80 quilômetros, assumiu a liderança da classificação geral da prova.   


O percurso foi entre Venaria Reale e Bardonecchia, no Piemonte, e Froome chegou em primeiro com três minutos de vantagem para o segundo colocado na etapa, o equatoriano Richard Carapaz. Já Yates não conseguiu manter o bom ritmo e cruzou a linha de chegada quase 40 minutos atrás do compatriota.   


Froome, atual campeão do Tour de France, tem agora 40 segundos de vantagem na liderança sobre o holandês Tom Dumoulin, vencedor do Giro 2017. Já Yates, que liderava desde a sexta etapa, despencou para 17º lugar.   


Ainda faltam duas etapas para o fim da competição, mas o trecho decisivo será o deste sábado (26), entre Susa, no Piemonte, e Cervinia, no Vale de Aosta, em um percurso alpino com quase 4 mil metros de desnível.   


O Giro terminará em Roma, no domingo (27), quando não deve haver grandes mudanças na classificação geral. A participação de Froome na prova chegou a ser criticada por outros competidores, já que ele foi flagrado em um exame antidoping no fim do ano passado.   


O britânico testou positivo para o broncodilatador salbutamol, cujos níveis estavam acima dos permitidos. Froome alega que o problema é fruto de uma disfunção renal, o que evitou uma punição imediata. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos