Topo

Alagamentos fecham praça San Marco, em Veneza

29/10/2018 16h10

VENEZA, 29 OUT (ANSA) - Os ventos fortes, associados a chuvas e à maré alta causaram o alagamento de 75% da cidade de Veneza, no norte da Itália, nesta segunda-feira (29).   

A prefeitura decidiu evacuar a praça San Marco, principal destino turístico da cidade, por conta das inundações por volta das 15h no horário local (11h em Brasília). "Com a água que continua a subir, preferimos tirar os turistas da praça", disse o prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro. "Estamos fazendo uma série de decretos provisórios. As pessoas poderão retornar em duas horas se houver alguma queda", acrescentou.   

Segundo o governador da região do Vêneto, Luca Zaia, "a situação ainda deve piorar". Zaia teve o pedido de envio do Serviço Nacional de Proteção Civil à região atendido pelo primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte nesta segunda-feira (29).   

O departamento de meteorologia local afirma que o nível máximo das águas na cidade está em 154 centímetros, sendo que já chegou a 160 nesta tarde. O rio Tagliamento está sendo monitorado por apresentar pico de 212 centímetros, sendo que o número esperado para esta época do ano é de 190.   

A circulação dos Vapporetti, balsas que fazem o transporte público na cidade, também foi paralisada. Permanece ativa, no entanto, a operação dos trens que levam à cidade. As escolas locais permanecerão fechadas até a próxima terça-feira (30).   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.