PUBLICIDADE
Topo

Quadro de Renoir é roubado antes de leilão na Áustria

29/11/2018 08h42

BOLZANO, 29 NOV (ANSA) - Uma obra original do pintor francês Pierre-Auguste Renoir foi roubada na última terça-feira (27), em Viena, na Áustria, pouco antes de ser leiloada.   


O golpe foi orquestrado por três ladrões na casa de leilões Dorotheum, a maior da Europa Central e que vende mais de 250 mil objetos todos os anos.   


Ainda que o alarme tenha sido acionado, a polícia não chegou a tempo de parar os criminosos. Segundo o porta-voz das forças de segurança de Viena, Patrick Maierhofer, o roubo foi "um trabalho profissional". Os ladrões foram gravados pelas câmeras de segurança da Dorotheum.   


A porta-voz da casa de leilões, Doris Krumpl, confirmou que a obra roubada é "Golfe, mer, falaises mertes", assinada por Renoir em 1895. O quadro, uma paisagem em óleo de 27x40 centímetros, é estimado entre 120 mil e 160 mil euros. Krumpl disse ainda que o roubo foi completamente fora do comum e que a Dorotheum "conta com amplas medidas de segurança".   


"Nas décadas passadas, nenhum quadro havia sido roubado", disse a porta-voz. A obra fazia parte do leilão chamado "Clássicos do Modernismo", que ainda deve ser realizado, mas sem a presença da pintura de Renoir. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.