Topo

Lombardia lança aplicativo para rastrear contágios

02/04/2020 08h52

MILÃO, 02 ABR (ANSA) - O governo da Lombardia, região mais afetada pela pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) na Itália, lançou um aplicativo de celular para tentar mapear o risco de contágio entre seus cidadãos.   

O app se chama "allertaLOM" e é baseado em um questionário no qual os moradores devem relatar idade, sexo, possíveis sintomas e eventuais contatos com pessoas infectadas. A pesquisa pode ser atualizada diariamente pelos usuários, mas apenas uma vez por dia.   

"O aplicativo serve para nossos virologistas e epidemiologistas traçarem um mapa do risco de contágio e para fins estatísticos.   

Não substitui nenhum teste nem exames médicos", explicou o vice-governador da Lombardia, Fabrizio Sala.   

Segundo ele, mais de 300 mil cidadãos já preencheram o questionário. "É um grande sucesso, mas, para ter uma amostra apreciável, devemos chegar a 1 milhão, então convidamos todos os lombardos a baixarem [o aplicativo]", acrescentou.   

O governo regional garante que o app coletará os dados das pessoas de forma anônima. A Lombardia já contabiliza 44.773 casos do novo coronavírus, 40,5% do total da Itália (110.574), e 7.593 mortes, 56% dos 13.155 óbitos registrados em todo o país.   

Os dados são da Defesa Civil, referentes a 1º de abril. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.