Topo

Cidade italiana lança app de reservas em igrejas

26/05/2020 10h53

ORISTANO, 26 MAI (ANSA) - A cidade de Ales, na região da Sardenha, no sul da Itália, lançou um aplicativo para que as pessoas possam reservar com antecedência um local na igreja para assistir à missa.   

O aplicativo se chama "Parrocchia.App" e, atualmente, é usado em Ales, uma cidade de pouco mais de 1,3 mil habitantes, na província de Oristano. Em meio à pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), o sistema pode ajudar a prefeitura local para administrar a chamada fase 2 do combate contra a Covid-19, que envolve a reabertura das igrejas.   

Os fiéis podem se cadastrar de graça no aplicativo e retirar o código que garante a entrada e o assento.   

"Durante as longas semanas de confinamento, pensamos em como levar as pessoas de volta à igreja reumanizando, ou melhor dizendo, humanizando as mídias sociais e as novas tecnologias", disse dom Emanuele Deidda, responsável pela comunidade de Ales-Curcuris-Zeppara e diretor do setor informático da diocese de Ales Terralba.   

As paróquias que optarem por usar o aplicativo devem indicar a localização da igreja, os lugares disponíveis e o horário de funcionamento. A partir daí, os fiéis estarão livres para reservar seu lugar e definir o horário que vão comparecer na missa.   

Todo o procedimento é anônimo e respeita os direitos à privacidade. O acesso à igreja pode ser confirmado no local através da verificação de um QR Code no telefone dos fiéis.   

"Os paroquianos poderão consultar as leituras, músicas e o folheto semanal de sua paróquia acessando o aplicativo. Além disso, o padre poderá usar notificações para enviar comunicações a todos os fiéis. Em resumo, tudo está ao seu alcance", informou os criadores do app.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.