Topo

Pela 1ª vez em 10 anos, Rússia participará de exercícios da Otan

10/12/2020 11h25

MOSCOU, 10 DEZ (ANSA) - Pela primeira vez em 10 anos, a Marinha da Rússia participará de exercícios militares conjuntos com os países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e que serão realizados em fevereiro de 2021 na costa de Karachi, no Paquistão.   

A notícia foi confirmada pela agência de notícias russa Sputnik e o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, desconversou ao ser questionado por jornalistas sobre a informação. "Não posso dizer nada para vocês, não tenho informações. Aconselho vocês a contatarem o nosso Ministério da Defesa", desconversou na coletiva diária com a imprensa local.   

Segundo as informações da agência, a Rússia vai participar "com uma fragata, um navio de patrulha, um rebocador de resgate, um helicóptero embarcado, um destacamento de proteção antiminas e uma subunidade de fuzileiros navais".   

A iniciativa, conforme as fontes ouvidas pela Sputnik, servirá para "reforçar e desenvolver a cooperação militar entre os países participantes no interesse da segurança e da estabilidade no mar, bem como a troca de experiências entre militares da Marinha para enfrentar ameaças da pirataria marítima em áreas de navegação intensiva".   

O exercício "Aman-2021", além da Rússia, contará com a presença de militares do Paquistão, Estados Unidos, Reino Unido, China, Japão, Turquia, Filipinas, Malásia, Sri Lanka e Indonésia. A última vez que os russos participaram de uma ação do tipo foi em 2011 no exercício "Bold Monarch". (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.