Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa Francisco cancela compromissos por dores no joelho

Papa Francisco voltou a cancelar compromissos nesta terça-feira (26) por causa de recorrentes dores no joelho - Alberto Pizzoli/AFP
Papa Francisco voltou a cancelar compromissos nesta terça-feira (26) por causa de recorrentes dores no joelho Imagem: Alberto Pizzoli/AFP

26/04/2022 08h55Atualizada em 26/04/2022 09h47

O papa Francisco voltou a cancelar compromissos nesta terça-feira (26) por causa de recorrentes dores no joelho.

Na última sexta (22), o líder católico já havia desmarcado audiências para a realização de exames médicos.

"Por conta das dores no joelho, e seguindo conselhos médicos, o papa Francisco interrompeu as atividades previstas para o dia de hoje, incluindo a participação no Conselho de Cardeais, cuja nova sessão está em curso", disse a Sala de Imprensa da Santa Sé.

As persistentes dores no joelho já provocaram mudanças nos protocolos das celebrações do pontífice para evitar desgastes.

Na missa da Paixão do Senhor, em 15 de abril, Francisco renunciou a se prostrar no chão para rezar diante do crucifixo da Basílica de São Pedro. Dois dias depois, não conseguiu pronunciar a bênção de Páscoa em pé e teve de se sentar no meio da leitura.

Além disso, no início de abril, chegou a dizer que sua saúde andava "um pouco caprichosa". Jorge Bergoglio também tem problemas crônicos no ciático, nervo que vai do fim da coluna lombar até os pés.

O Papa vem de um período de agenda cheia por causa das celebrações da Páscoa e deve encarar uma série de viagens nos próximos meses.

Para meados de junho, está prevista uma visita ao Líbano ainda não confirmada oficialmente. Já no início de julho, Francisco irá à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul, na África. No fim do mesmo mês, o pontífice deve viajar ao Canadá.