Topo

Cessar-fogo entre Israel e Jihad Islâmica entra em vigor

08/08/2022 07h35

ROMA, 8 AGO (ANSA) - Entrou em vigor um cessar-fogo entre Israel e o grupo palestino Jihad Islâmica para interromper as hostilidades na Faixa de Gaza, acordo que foi mediado pelo Egito.   

Alguns foguetes chegaram a ser abatidos pelo sistema israelense de defesa antiaérea Iron Dome logo após o início da trégua, na noite do último domingo (7), mas agora as duas partes estão mantendo a calma.   

O governo de Israel anunciou a reabertura do posto de fronteira comercial de Kerem Shalom, cujo fechamento havia provocado a interrupção do funcionamento da única central elétrica de Gaza, e da passagem de Erez, usada diariamente por 14 mil palestinos que trabalham nas cidades israelenses.   

Na última sexta-feira (5), Israel lançou uma ofensiva militar contra a Faixa de Gaza para "prevenir" possíveis ataques da Jihad Islâmica em retaliação pela prisão de um de seus líderes políticos, Bassem al-Saadi, na Cisjordânia ocupada, no início da semana.   

Os bombardeios mataram mais de 40 palestinos, incluindo crianças. O grupo fundamentalista, por sua vez, disparou 1,1 mil foguetes e tiros de morteiro em direção a Israel, mas sem deixar vítimas.   

O Exército israelense diz ter atingido 170 alvos ligados à Jihad Islâmica, incluindo um túnel, depósitos de armamentos e postos de lançamento de foguetes. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.