Unesco lança livro infantil sobre diversidade linguística

ROMA, 9 AGO (ANSA) - A Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco) lançou nesta quarta-feira (9) o livro "O que nos faz humanos", que pretende aproximar das crianças a ideia e a importância da comunicação e a sua principal expressão: os idiomas.   

A obra infantil foi escrita pelo linguista brasileiro Victor D. O. Santos e ilustrado pela italiana Anna Forlati.   

Segundo a Unesco, existem cerca de 7 mil línguas vivas no mundo, mas cerca de 1,5 mil correm risco de desaparecimento em um futuro próximo.   

"Quando morre uma língua, desaparecem com ela a herança humana, a história local e os saberes ancestrais", destacou a organização, cujos dados apontam que um idioma desaparece a cada duas semanas.   

Por isso, com o lançamento do livro, a Unesco afirma que é "urgente soar um alarme principalmente pela preservação das línguas indígenas, e fazer um chamado à comunidade internacional para preservar, revitalizar e celebrar suas existências".   

"Os idiomas são a nossa identidade, nossa história, nossa forma de pensar e nosso saber. Promover a vitalidade das línguas significa promover nossa riqueza cultural e nossa diversidade enquanto povos", disse Clarissa Uribe, diretora do escritório regional de Educação para América Latina e Caribe da Unesco.   

"O monolinguismo nos leva a um mundo em preto e branco, frágil e dependente, enquanto o multilinguismo abre a porta a um planeta diverso, multicor, cheio de respostas aos problemas que enfrentamos como humanidade", concluiu. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes