Suspeito de explosão perto de sinagoga na França é preso

ROMA, 25 AGO (ANSA) - A polícia francesa prendeu na manhã deste domingo (25) um suspeito de envolvimento na explosão perto de uma sinagoga na cidade de La Grande-Motte, no sul do país.   

Segundo fontes próximas da investigação, trata-se de um argelino de 33 anos em estado regular, que ficou ferido em um tiroteio contra policiais. Seu estado de saúde não é crítico.   

"O suposto autor do ataque na sinagoga foi detido. Graças à polícia, e principalmente ao RAID, que interveio com grande profissionalismo apesar de seus tiros", declarou o ministro do Interior, Gérald Darmanin, na rede social X, referindo-se a uma unidade de elite da Polícia Nacional.   

O homem foi visto por volta das 23h30 (horário local) de sábado (24) no último andar de um apartamento em Nîmes. Na sequência, os departamentos especiais da polícia e o serviço de elite RAID intervieram e o capturaram.   

O presidente francês, Emmanuel Macron, já havia prometido que "o autor deste ato terrorista" seria preso. "A luta contra o antissemitismo é uma batalha que se trava a cada momento", afirmou.   

A prisão é feita após uma explosão em frente de uma sinagoga ferir um policial, no mais recente de uma série de incidentes nos últimos meses contra a comunidade judaica da França.   

"Os nossos pensamentos estão com a congregação da sinagoga de Grande-Motte e todos os judeus do nosso país. Tudo está sendo feito para encontrar o autor deste ato terrorista e proteger os locais de culto", concluiu Macron. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes