Lula cancela ida ao G20 para acompanhar ajuda ao Nordeste
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu cancelar a viagem que faria nesta sexta-feira a Toronto, Canadá, para participar da cúpula de chefes de Estado do G20, grupo dos principais países ricos e em desenvolvimento.
Segundo o Palácio do Planalto, o presidente tomou a decisão pela manhã desta sexta, com o argumento de que é preciso acompanhar de perto a ajuda aos Estados de Alagoas e Pernambuco, afetados por chuvas e inundações. O número de mortos com o desastre na região já chega a 51.
De acordo com um interlocutor, o presidente teria ficado "impressionado" com as cenas que viu ao visitar algumas cidades afetadas e, já na viagem de volta do Nordeste, nesta quinta-feira, teria cogitado suspender sua participação na reunião do G20.
Durante a viagem, Lula disse que não haverá "burocracia" na liberação dos R$ 694 milhões anunciados pelo governo federal para socorro às vitimas. Ao todo, 87 cidades foram afetadas, com cerca de 53 mil pessoas desabrigadas.
G20 Essa será a quarta cúpula presidencial do G20 e a primeira sem a presença do presidente Lula, que será representado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Os países que integram o grupo deverão discutir, entre sábado e domingo, a continuidade de medidas de estímulo às suas economias.
Países como Brasil e Estados Unidos têm defendido a manutenção das políticas anticíclicas, enquanto os europeus - alguns com problemas fiscais - preferem reduzir os gastos públicos.
Também deverão estar na pauta assuntos de reuniões anteriores, como as ações para aprimorar a supervisão do sistema financeiro e bancário, tema frenquentemente apontado como cerne da última crise internacional.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.