Uruguai: Presidente eleito encontra Mujica em 1ª atividade após vitória

O presidente eleito do Uruguai, Yamandú Ramón Antonio Orsi Martínez, 57, encontrou o apoiador e ex-mandatário Pepe Mujica nesta segunda-feira (25), em sua primeira atividade após vitória.

O que aconteceu

Orsi e Mujica se encontraram na fazenda Ricón del Cerro e abordaram diversos assuntos na conversa, incluindo a eleição. O vencedor publicou uma foto ao lado de Mujica, ex-guerrilheiro que governou o Uruguai de 2010 a 2015, na rede social X e disse em coletiva de imprensa que é "preciso ser grato".

A conversa durou cerca de duas horas. O encontrou também teve a presença da esposa do ex-presidente, Lucía Topolansky, também ex-rebelde e que foi vice-presidente de 2017 a 2020.

Apoio do ex-presidente Pepe Mujica foi importante na campanha do presidente eleito. Com saúde debilitada e tratando um câncer, o ex-presidente de 89 anos participou ativamente da campanha de Orsi e falou em "sair do poço" em propagandas após o primeiro turno.

Na conversa, o ex-presidente também contou a experiência que teve na presidência e como montou o seu governo. Em entrevista à imprensa, Orsi contou que não tem nenhum nome cotado para os ministérios. A exceção é o ministério da Economia, que teve o nome de Gabriel Oddone anunciado ainda durante a campanha eleitoral, de acordo com o site El Observador.

Orsi deve se encontrar com o atual presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou na terça-feira (26). A dupla deve abordar a transição de governo.

Vitória na disputa

Orsi foi eleito no domingo (24). O adversário Álvaro Luis Delgado, apoiado pelo atual presidente, Luis Lacalle Pou, admitiu a derrota. Lacalle Pou parabenizou o presidente eleito, assim como o presidente Lula e a ex-presidente argentina Cristina Kirchner. Às 01h18, com 100% das urnas apuradas, Orsi tinha 49,84% dos votos, e Delgado, 45,87%.

Continua após a publicidade

O vencedor confirmou o favoritismo do primeiro turno. A vitória confirmou a tendência das últimas pesquisas eleitorais divulgadas, que mostraram pequena vantagem nas intenções de voto.

Companheira de chapa de Orsi, Carolina Cosse, ex-prefeita de Montevidéu, será vice. Ela competiu contra Orsi nas disputas internas da Frente Ampla, mas perdeu. A candidatura dela contava com o apoio de comunistas e socialistas.

Escolha do povo uruguaio pode aproximar o país do Brasil. Ao UOL, a coordenadora de pós em Relações Internacionais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Flávia Loss Araújo, afirmou que Orsi vê as relações com o Mercosul com mais simpatia do que o atual presidente e seu afilhado político, Álvaro Delgado.

(Com AFP)

Deixe seu comentário

Só para assinantes