Topo

Calor fora de época lota praias inglesas em outubro

Para se refrescar no mês de outubro mais quente da história, centenas de milhares de pessoas se dirigiram para as praias da Grã-Bretanha neste fim de semana  - BBC
Para se refrescar no mês de outubro mais quente da história, centenas de milhares de pessoas se dirigiram para as praias da Grã-Bretanha neste fim de semana Imagem: BBC

01/10/2011 13h50

Centenas de milhares de pessoas se dirigiram para as praias da Inglaterra neste fim de semana para desfrutar de uma onda de calor que já fez deste o mês de outubro mais quente da história.

Pelo menos 300 mil pessoas foram à praia apenas em Brighton, no sul da Inglaterra, a cerca de uma hora de Londres, aproveitando o que muitos creem ser a última chance de colocar a roupa de banho antes da chegada do outono e do inverno.

O calor de 29,9 ºC registrado em Gravesend, no condado de Kent, ao sul de Londres, superou em cinco décimos de grau a temperatura registrada no dia 1º de outubro de 1985.

A gerente de um pub à beira do rio Tâmisa disse à BBC que os funcionários ficaram "sobrecarregados" com a demanda extraordinária para a época.

"Todo mundo está um pouco chocado com o tempo, mas estamos gostando", disse Lauren Cherry, do pub The Rum Punheon.

"Fiquei surpresa ao saber que batemos o recorde."
No País de Gales, a temperatura também bateu recorde, chegando a 28,2 ºC.

Na imprensa britânica, onde já se fala inclusive de um "verão indiano" nas próximas semanas, as reportagens apontaram que a temperatura em algumas cidades da Inglaterra ultrapassou a de Atenas, Los Angeles e Barcelona.

Entretanto, nem todas as partes da Grã-Bretanha tiveram a mesma sorte.

Na Escócia e na Irlanda do Norte, o dia foi chuvoso e as temperaturas não passaram de 17 ºC.

A temperatura na capital escocesa, Edimburgo, caiu após registrar na quarta-feira o calor mais forte em 50 anos para um mês de outubro: 24,7 ºC.