Templo em forma de nave espacial recebe 'mar' de monges em festa para Buda

Claudia Jardim

De Bancoc (Tailândia), para a BBC Brasil

  • BBC

    Templo Wat Phra Dhammakaya, em Bancoc, em forma de uma nave espacial

    Templo Wat Phra Dhammakaya, em Bancoc, em forma de uma nave espacial

Milhares de monges e devotos budistas celebraram o Makha Bucha na segunda-feira (22), uma das principais comemorações do budismo na Ásia. De acordo com a tradição, a data marca o sermão de Buda para 1.250 monges, nove meses depois de ele ter alcançado a "iluminação", no ano 589 a.C.

Na Tailândia, milhares de seguidores do budismo visitaram o templo Wat Phra Dhammakaya, no norte da capital, Bangcoc. Ostentoso, o templo tem a forma de uma nave espacial, e sua cúpula é formada por 300 mil réplicas de Buda que teriam sido doadas pelo mesmo número de devotos. No interior do templo, outras 700 mil imagens de Buda revestiriam o local, fundado na década de 1970.

Logo ao amanhecer, vestidos com indumentárias laranjas, os monges do movimento Dhammakaya meditaram e seguiram o ritual cotidiano de busca de alimentos que, desta vez, eram doados por seguidores vestidos de branco.

Respeitando a cerimônia que se repete em todos os templos budistas, os monges deram três voltas ao redor do templo principal, em nome dos três pilares da religião: Buda, dharma (ordem cósmica) e sangha (comunidade monástica).

Este ramo do budismo é foco de polêmica na Tailândia. O movimento Dhammakaya é considerado por uma parcela da população, majoritariamente budista, uma "empresa" vendedora de fé com características de seita religiosa. Outro elemento polêmico seria a ligação deste grupo com setores políticos e a elite econômica do país.

Apesar de a Tailândia ser um país laico, o budismo tem força política. Está em discussão a eleição do novo Supremo Patriarca (uma espécie de papa) tailandês. Um dos principais candidatos é um abad de 90 anos. De acordo com a imprensa local, ele teria conexões com o movimento Dhammakaya e com os camisetas vermelhas do partido do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, cuja irmã foi tirada da Presidência há um ano e meio, após um golpe militar.

De acordo com a imprensa local, o movimento Dhammakaya tem 40 sucursais em diferentes continentes e dois canais de TV por satélite que transmitem em quatro diferentes idiomas.

Além da Tailândia, o Makha Bucha é celebrado e considerado feriado nacional também no Camboja, Mianmar e Laos.
 

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos