Topo

Concurso de Miss EUA tem a primeira candidata abertamente gay

07/09/2016 14h04

AP

Erin O'Flaherty revelou aos pais que era lésbica quando tinha 18 anos

Uma americana abertamente gay vai concorrer pela primeira vez ao título de Miss Estados Unidos.

Erin O'Flaherty foi a escolhida para representar o Estado do Missouri em junho na disputa pela coroa.

Ela foi criada em uma fazenda perto de St. Louis e contou para a família que era lésbica há cinco anos, quando tinha 18.

Ela também foi a primeira lésbica a ser coroada Miss no Missouri depois de revelar sua homossexualidade - até então, algumas candidatas haviam revelado serem gays após vencerem a coroa em seus Estados.

O concurso julga a beleza das concorrentes, seu talento em apresentações ao vivo e suas "plataformas" - uma causa social que a concorrente acha importante e se dispõe a defender.

Nas redes sociais, O'Flaherty explicou que sua plataforma será a prevenção de suicídios entre jovens LGBT.

Twitter

O'Flaherty comemorou o título de Miss Missouri nas redes sociais

"Eu sabia que teria a oportunidade de fazer história. Agora eu serei mais visível para a comunidade e conhecerei mais pessoas", disse O'Flaherty à agência de notícias Associated Press.

Nas contas em redes sociais ela também contou que sua performance ao vivo no dia da escolha da Miss Estados Unidos, neste domingo, será a música Mad Hatter do musical Wonderland.

Getty Images

Djuan Trent representou o Estado de Kentucky em 2011 e se revelou lésbica

Djuan Trent concorreu ao título representando o Estado de Kentucky em 2011 mas, na época, ainda não tinha tornado pública sua sexualidade.

Patricia Yurena, Miss Espanha em 2013, também anunciou nas redes sociais que é lésbica um ano depois de ficar em segundo lugar no concurso de Miss Universo.