Topo

Por que casaco usado por Melania Trump em visita a crianças imigrantes causou polêmica

Melania Trump usou jaqueta da fast-shop Zara - Getty Images
Melania Trump usou jaqueta da fast-shop Zara Imagem: Getty Images

22/06/2018 10h27

"Eu realmente não me importo, você se importa?"

A frase estava estampada nas costas do casaco usado por Melania Trump nesta quinta, quando a primeira-dama americana embarcava para visitar os abrigos no Texas onde estão as crianças imigrantes que foram separadas de seus pais enquanto tentavam cruzar a fronteira dos Estados Unidos.

A atitude da mulher de Donald Trump ganhou uma repercussão negativa ao redor do mundo e levantou a questão se a escolha da peça, um casaco da marca espanhola Zara, que custa US$ 39, foi proposital.

Leia também:

O escritório da ONG Anistia Internacional nos EUA tuitou que estava "chocado com a gritante falta de empatia" da primeira-dama.

Reações ao casaco

Nas redes sociais, não só a Anistia Internacional, mas também personalidades criticaram a escolha da primeira-dama.

A atriz Patricia Arquette, ganhadora do Oscar em 2015 pela mãe que interpreta em Boyhood, tuitou: "Melania Trump ganhou o prêmio de pior look do século". Sua colega Julia Louis-Dreyfus, protagonista da série Veep, foi ainda adiante: "Nunca tem fim com esses imbecis".

https://twitter.com/PattyArquette/status/1009917502376370177

O consultor de moda Bob Phibbs, da agência Retail Doctor, disse ao jornal The New York Times que a escolha do casaco por Melania não foi um acidente.

"Ela é uma ex-modelo. Toda peça de roupa tem um propósito e uma declaração. Ela é totalmente ligada na imagem, assim como Trump. Ela sabe o poder (disso)", opinou.

Entre os argumentos de quem aponta que a escolha do casaco foi proposital está o fato de ser uma peça barata, de uma marca mais popular - a fast-shop Zara. Melania geralmente só usa roupas de grifes de luxo caríssimas.

Mas esta não foi a primeira vez que a primeira-dama foi criticada pela escolha de uma roupa.

Quando acompanhou o marido na visita que ele fez ao Texas por causa as graves inundações causadas pelo furacão Harvey, ela usou um sapato de salto agulha, considerado inapropriado para a ocasião.

A visita

A primeira-dama visitou cerca de 55 crianças que estão alojadas em um centro de detenção em McAllen, Texas.

O diretor do local, Rogelio de la Cerda, disse a Melania que a maioria das crianças ali veio da Guatemala, e que chegaram ao centro "muito angustiadas".

Durante a visita, a primeira-dama tentou conversar com as crianças, perguntou a elas há quanto tempo estavam no local e com que frequência conversavam com os pais.

"Seja gentil com os outros, ok?", ela disse para alguns dos pequenos, além de desejar boa sorte.

Melania Trump foi a um abrigo no Texas em meio à polêmica causada por política do governo - AFP - AFP
Melania Trump foi a um abrigo no Texas em meio à polêmica causada por política do governo
Imagem: AFP