Série de tornados levam mortes e destruição a cinco estados nos EUA
Estados dos EUA reportam danos causados pelos ventos extremos. No Kentucky, o governo diz que número de mortes pode ter chegado a cem.
Uma série de tornados que atingiram pelo menos cinco estados dos Estados Unidos deixaram mortes e destruição no país. Segundo a imprensa americana, uma forte tempestade que atingiu o centro dos EUA na noite de sexta-feira (10/12) desencadeou cerca de 20 tornados.
Até o início da manhã deste sábado (11/12), efeitos dos tornados tinham sido relatados em cinco estados - Arkansas, Missouri, Tennessee, Kentucky e Illinois.
O governador do Kentucky, Andy Beshear, disse que mais de 70 pessoas foram mortas devido aos tornados durante a noite. Ele classificou os tonados como os piores da história do estado e disse que o número de mortos pode chegar a cem.
Mais de cem pessoas estavam dentro de uma fábrica de velas em Mayfield, no Kentucky, quando ocorreu o tornado, segundo o jornal New York Times.
"Acreditamos que perderemos dezenas desses indivíduos", disse Beshear.
O estado de emergência foi anunciado no Kentucky.
Armazém da Amazon em Illinois
O armazém da Amazon em Edwardsville, no sul de Illinois, foi danificado durante o tornado na noite de sexta-feira, segundo autoridades.
Ainda não está claro quantas pessoas ficaram feridas com o desabamento do telhado, mas os serviços de emergência locais chamaram o ocorrido de "incidente em massa" no Facebook.
Em entrevista à agência de notícias Reuters, Sarah Bierman disse que seu parceiro ainda estava desaparecido.
"Falei com ele por volta das 20h, um pouco antes de mandar uma mensagem, e ele estava voltando ao depósito para deixar sua van. E não tive notícias dele desde então", disse.
"Decidi vir aqui para ver o que estava acontecendo. Não fazia ideia de que o prédio estava em estado tão ruim. Estou muito preocupada. Só quero saber se ele está bem", acrescentou ela.
O governador de Illinois, JB Pritzker, escreveu no Twitter: "Minhas orações estão com o povo de Edwardsville esta noite, e conversei com o prefeito para fornecer todos os recursos estaduais necessários".
A Amazon disse que está avaliando a situação e os danos, segundo declaração de um porta-voz da empresa em um comunicado.
No Arkansas, uma pessoa morreu e 20 pessoas ficaram presas dentro de uma casa de repouso depois que ela desabou parcialmente, disse o juiz do condado de Craighead, Marvin Day, à Associated Press.
O prédio foi evacuado cerca de 90 minutos depois, mas as buscas continuam, disse ele, acrescentando que alguns moradores estavam escondidos no porão enquanto o tornado se aproximava.
No Missouri, segundo a Deutsche Welle, uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas após desabamento de edifícios perto de Defiance e New Melle.
No Tennessee, várias estruturas foram danificadas e um número ainda desconhecido de pessoas ficou preso na cidade de Samburg, segundo a CNN.
Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
https://www.youtube.com/watch?v=q8FaXxcD9SY
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.