Alemanha celebra 25 anos da Reunificação
Frankfurt é sede das comemorações oficiais do Dia da Unidade Alemã. Ponto alto da festa é uma cerimônia na Alte Oper, onde também são esperados 50 ativistas de direitos humanos da ex-Alemanha Oriental.
Para a chanceler federal Angela Merkel e o presidente alemão, Joachim Gauck, as comemorações do 25°aniversário da Reunificação alemã tiveram início no prédio da antiga igreja Paulskirche em Frankfurt. Ali os chefes de governo e Estado da Alemanha assinaram, neste sábado (03/10), o Livro de Ouro da cidade. O edifício da antiga igreja é considerado o berço da democracia na Alemanha.
Em seguida, um culto ecumênico na catedral Kaiserdom reuniu por volta de 1.100 pessoas sob o lema "O amor vence fronteiras". Entre os presentes, estavam a chanceler federal Merkel, o presidente Gauck e o governador do estado de Hessen, Volker Bouffier, entre outros representantes da política e sociedade alemãs.
O ponto alto das comemorações acontece neste sábado no edifício da Alte Oper. Entre os cerca de 1.500 convidados, estão o ex-ministro alemão do Exterior Hans-Dietrich Genscher, considerado o "arquiteto da Reunificação", o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, como também 50 ativistas de direitos humanos da ex-Alemanha Oriental.
As celebrações em Frankfurt, capital do estado de Hessen, tiveram início já na sexta-feira. Até domingo, a cidade esperar receber um milhão de visitantes, que podem participar de mais de 300 eventos. No passeio às margens do rio Meno, os 16 estados alemães apresentam a sua diversidade culinária e cultural.
A cada ano, a comemoração oficial do Dia da Unidade Alemã fica por conta do estado incumbido de nomear o presidente do Bundesrat, câmara alta do Parlamento alemão. Mas o dia é lembrado também em Berlim e em outras cidades do país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.