Guiné anuncia cura de último caso de ebola
A Guiné anunciou nesta terça-feira (17/11) que a última paciente registrada com ebola no país, um bebê de 20 dias, foi curada. A mãe da criança estava infectada com o vírus e não resistiu à doença.
Apesar da recuperação, a menina permanecerá internada. "Ficamos contentes com o teste negativo, mas como ela é o primeiro bebê infectado que se recuperou, continuará a receber assistência médica especializada antes de voltar para casa", afirmou Laurence Sailly, coordenadora de emergência da organização Médicos sem Fronteiras na Guiné.
Com a recuperação, o último país que ainda combate a epidemia pode começar a contagem regressiva de 42 dias para ser declarado livre da doença, segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Se nenhum caso for registrado nesse período, seria o fim da pior epidemia da doença já registrada. No entanto, casos individuais de ebola foram registrados nos últimos meses e muitas infecções não foram reportadas na Guiné.
A pior epidemia de ebola da história começou na Guiné há cerca de dois anos e matou 11,3 mil pessoas, sobretudo na África Ocidental. Há dez dias, a OMS declarou Serra Leoa livre do surto.
CN/rtr/epd
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.