Estação de Maelbeek reabre em Bruxelas

Local que foi um dos alvos dos atentados terroristas do dia 22 de março retoma suas atividades. Pela primeira vez desde os ataques, metrô da capital belga opera em sua totalidade.

A estação de metrô de Maelbeek, no centro de Bruxelas, voltou a funcionar nesta segunda-feira (25/04), pouco mais de um mês após ser alvo de um atentado que deixou 16 mortos. No dia 22 de março, o terrorista suicida Khalid El-Bakraoui detonou explosivos no local durante o horário mais movimentado da manhã.

No mesmo dia, uma hora antes, duas explosões atingiram o aeroporto internacional de Bruxelas. No total, 32 pessoas morreram e centenas ficaram feridas após os ataques coordenados, cuja autoria foi reivindicada pela organização extremista "Estado Islâmico" (EI).

Até o momento, a estação de Maelbeek operava com capacidade reduzida, com entradas e saídas limitadas e menor número de trens. Nesta segunda-feira, pela primeira vez, o metrô de Bruxelas pôde voltar a funcionar normalmente em sua totalidade.

Ainda que não houvesse danos à estrutura da estação, foram necessários reparos na alvenaria e nos azulejos do local para que as operações pudessem voltar à normalidade.

Um dos oito retratos azulejados do artista Benoit van Innis havia sido danificado. As autoridades de transporte afirmam que Innis trabalha agora em um projeto para homenagear as vítimas, que deverá ser terminado em junho.

"Enquanto isso, planejamos manter um mural onde as pessoas podem deixar mensagens e palavras de esperança", afirmou uma porta-voz dos serviços de transporte da capital.

Na semana passada, membros de uma comissão que investiga os ataques visitaram os dois locais dos atentados. Eles devem entregar até o fim do ano um relatório recomendando melhorias nos serviços de segurança.

O aeroporto internacional de Bruxelas deve voltar a operar em sua totalidade apenas no mês de junho.

RC/ap/afp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos