País de Gales vence duelo britânico na Euro

Philip Verminnen

Em jogo tecnicamente fraco, gol contra do zagueiro Michael McAuley garante a inédita classificação galesa para as quartas de final. Próximo adversário será definido no confronto entre Hungria e Bélgica.

Num jogo em que ambas as equipes maltrataram a bola, o País de Gales contou com um gol contra de Gareth McAuley para eliminar a Irlanda do Norte da Eurocopa 2016 neste sábado (25/06), em Paris.

Não seria exagerado classificar esta partida como a mais fraca tecnicamente do torneio. A classificação para um mata-mata de Eurocopa já era algo inédito para ambos os países, por isso seria ainda mais histórico para País de Gales e Irlanda do Norte conseguir chegar entre as últimas oito seleções europeias. E ambas as equipes não queriam arriscar absolutamente nada.

Foi um clássico duelo britânico: com marcação forte, bolas alçadas e pouca criatividade. O primeiro tempo se limitou a um único lance de perigo, num gol anulado de Aaron Ramsey. O meia do Arsenal, algo como a segunda estrela da seleção galesa, depois de Gareth Bale, aproveitou um prolongamento de Sam Vokes e completou às redes, mas o impedimento foi corretamente assinalado.

A segunda etapa melhorou um pouco, com o País de Gales buscando um pouco mais o jogo ofensivo. Aos 8 minutos, Vokes teve uma boa chance, mas, desequilibrado, finalizou para fora. Cinco minutos depois, Bale cobrou falta com precisão, mas o goleiro norte-irlandês Michael McGovern defendeu.

E de acordo com o nível da partida, foi um gol contra que definiu o confronto. Aos 30 minutos, Bale recebeu na esquerda e cruzou rasteiro na pequena área. O zagueiro norte-irlandês Gareth McAuley tentou cortar, mas completou para as próprias redes.

Mesmo colocando três atacantes em campo, a Irlanda do Norte não conseguiu sequer uma finalização nos minutos restantes no Parc des Princes. País de Gales enfrenta agora, em 1º de julho, em Lille, o vencedor do confronto entre Hungria e Bélgica.

Ficha técnica

País de Gales 1 x 0 Irlanda do Norte

Local: Parc Stade Geoffroy Guichard, Saint-Étienne

Arbitragem: Martin Atkinson (Inglaterra), auxiliado por seus compatriotas Michael Mullarkey e Stephen Child.

Gol: Gareth McAuley (contra 30'/2T)

Cartões amarelos: Stuart Dallas (44'/1T), Neil Taylor (13'/2T), Steven Davis (22'/2T), Aaron Ramsey (48'/2T)

País de Gales: Wayne Hennessey; James Chester, Ashley Williams e Ben Davies; Chris Gunter, Joe Allen, Joe Ledley (Jonathan Williams 18'/2T), Aaron Ramsey e Neil Taylor; Sam Vokes (Hal Robson-Kanu 10'/2T) e Gareth Bale. Técnico: Chris Coleman.

Irlanda do Norte: Michael McGovern; Aaron Hughes, Gareth McAuley (Josh Magennis 39'/2T), Craig Cathcart e Jonny Evans; Corry Evans, Steven Davis, Oliver Norwood (Niall McGinn 34'/2T), Jamie Ward (Conor Washington 24'/2T) e Stuart Dallas; Kyle Lafferty. Técnico: Michael O'Neill.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos