Partido de Rajoy lidera boca de urna na Espanha

Com cerca de 28% dos votos, conservadores estão, porém, bem longe da maioria parlamentar. Podemos é o segundo mais votado. Socialistas são terceira força e podem definir quem vai governar.

O Partido Popular (PP) venceu as eleições legislativas espanholas com 28,48% dos votos e entre 117 e 121 assentos, seguido da coligação Unidos Podemos, que obteve 25,61% e uma bancada entre 91 e 95 deputados, segundo uma pesquisa de boca de urna divulgada pela emissora TVE.

Segundo esse levantamento, o PP manteve o percentual alcançado em dezembro, mas pode perder até três assentos dos 123 que obteve nas eleições anteriores. Já o Podemos, agora unido à Esquerda Unida, passaria de 71 para até 95 deputados.

Os socialistas do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) passariam a ser a terceira força parlamentar, com 21,98% e entre 81 e 85 assentos. Em dezembro, conseguiram 90 deputados.

O Ciudadanos também experimenta uma importante queda, chegando a 11,78% e com uma bancada entre 26 e 30 deputados, ante os 40 de dezembro.

Assim, duas possibilidades para formar uma maioria parlamentar (no mínimo 176 deputados) seriam uma coalizão de conservadores e socialistas ou um governo de esquerda, entre o Podemos e o PSOE.

Outra sondagem, divulgada pelo jornal diário ABC e pela emissora de rádio Cope, dá ao PP de 121 a 124 deputados, seguido do Unidos Podemos, com 87 a 89; do PSOE, com 84 a 86, e do Ciudadanos, com 29 a 32 assentos.

A participação nessas eleições estava em 51,21% às 18h (horário local), menos 7 pontos percentuais em relação à participação de 20 de dezembro (58,22%), segundo dados oficiais. As urnas fecharam às 20h.

As eleições legislativas antecipadas foram convocadas porque os partidos não conseguiram formar uma maioria parlamentar depois do resultado fragmentado das eleições de 20 de dezembro passado. O último dia da campanha eleitoral, na sexta-feira passada, foi marcado pelo debate sobre o Brexit.

AS/efe/lusa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos