Topo

Petição por novo referendo supera 3 milhões de assinaturas

26/06/2016 09h02

Três mil pessoas assinam o pedido por minuto. Signatários querem que Parlamento britânico considere realização de nova consulta sobre permanência do Reino Unido na UE. Câmara dos Comuns afirma que petição será debatida.

Um número cada vez maior de britânicos está exigindo um novo referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE). Uma petição online ao Parlamento britânico ultrapassou a marca de 3 milhões de assinaturas neste domingo (26/06).

A petição foi criada em maio, bem antes do referendo desta quinta-feira, mas ganhou enorme apoio depois do resultado favorável ao Brexit. A cada minuto, cerca de 3 mil pessoas assinam o pedido. A página da Câmara dos Comuns (câmara baixa do Parlamento) chegou a cair neste sábado.

O texto, proposto por um cidadão que se identificou como William Oliver Healey, pede aos deputados para introduzirem uma norma que force a convocação de um segundo referendo caso a votação pela saída ou permanência na UE esteja abaixo de 60%, com uma participação de 75%.

A Câmara dos Comuns sublinhou que a petição será debatida, assim como acontece com todas as iniciativas de cidadãos que reúnam mais de cem mil assinaturas. A comissão de petições reúne-se na próxima terça-feira, quando poderá decidir se aprova o debate sobre esse assunto.

Nesta quinta-feira, 51,9% dos eleitores britânicos optaram pela saída do Reino Unido da UE, contra 48,1% que preferiam ficar, numa consulta com uma participação de 72,1%.

Porém, em Londres e também na Escócia, no País de Gales e na Irlanda do Norte, a maioria da população votou a favor de permanecer na União Europeia.

O resultado precipitou o anúncio de renúncia do primeiro-ministro britânico, o conservador David Cameron, e levou os líderes da União Europeia a pedir ao Reino Unido para iniciar o processo da retirada do bloco comunitário o mais rapidamente possível.

AS/lusa/efe/dpa/rtr