Homem atira contra policial em Munique

Forças de segurança são chamadas para apartar discussão numa estação de trem na capital bávara. Agressor saca arma de um agente e atinge uma policial na cabeça. Dois passantes também ficam feridos.

Uma policial alemã foi ferida gravemente na cabeça durante uma troca de tiros numa estação de trem suburbana de Munique nesta terça-feira (13). Dois passantes também sofreram ferimentos e não correm risco de morte, segundo comunicado da polícia. O suposto autor do primeiro disparo também ficou ferido e foi detido.

Autoridades afirmaram que não há quaisquer indícios de motivação terrorista. "O único agressor, do sexo masculino, foi motivado por razões pessoais. Não há antecedentes políticos ou religiosos", disse o porta-voz da polícia, Marcus da Gloria Martins. O agressor é alemão e tem 37 anos de idade.

Segundo descrição do porta-voz, uma patrulha foi convocada devido a uma discussão com faca na estação de Unterföhring, região metropolitana da capital bávara. Quando os agentes pediram por seu documento de identificação, o suspeito tentou empurrar um policial nos trilhos. Ele não caiu, mas – segundo informações iniciais da investigação – o agressor pegou a arma do policial e atirou na cabeça de sua colega, de 26 anos.

O agressor foi então atingido por tiros da polícia e depois detido. Relatos de testemunhas mencionam entre cinco e dez disparos. 

O armamento padrão da polícia da Baviera, que presumivelmente foi usada no tiroteio, é atualmente uma Heckler & Koch P7 – uma pistola semiautomática com cartucho de oito balas de nove milímetros. Em princípio, as armas são duplamente protegidas – o coldre especial, do qual a remoção espontânea da arma é considerada quase impossível, e um sistema de segurança imperceptível para um leigo.

A estação de Unterföhring, localizada numa linha movimentada que leva ao aeroporto de Munique, foi temporariamente fechada. Além da polícia local, agentes de forças de segurança nacionais estiveram em ação. Ao todo, cerca de 200 policiais participaram da operação. A situação está sob controle. Os dois pedestres feridos no tiroteio terão de passar a noite no hospital.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos