Topo

Wikipedia: a enciclopédia fenômeno da internet

24/10/2017 05h30

O Futurando fez um resgate da história da plataforma e investigou os bastidores da produção de conteúdo. Na Alemanha, milhares de autores voluntários estão envolvidos no trabalho.Neste Futurando vamos explicar como funciona o Wikipedia, um dos sites mais acessados do mundo e que cataloga conteúdo produzido de forma independente. Como mediar as informações e garantir a qualidade da página? Existe todo um esquema por trás da plataforma e você vai saber os detalhes.

Tudo tem um começo e o do Wikipedia foi com um homem que aprendeu a programar sozinho. Ele trabalhava no mercado financeiro nos Estados Unidos antes de ajudar na fundação da enciclopédia eletrônica. A trajetória de Jimmy Wales, co-fundador do Wikipedia, está nesta edição do programa.

Outro tema é o mais novo passo que a tecnologia está dando rumo à produção de sistemas inteligentes para empresas. São softwares que tomam decisões por conta própria. Ouvimos especialistas para saber a opinião deles sobre esse mercado em plena ascensão.

O Futurando aborda ainda as consequências do cyberbullying, o bullying na versão digital. As vítimas recebem mensagens ofensivas e até ameaças pelo celular. Vamos apresentar iniciativas para ajudar quem enfrenta esse tipo de problema.

Você já parou para pensar nos critérios usados pelas máquinas na hora de selecionar o resultado de uma busca sua na internet? O que o buscador mostra muitas vezes causa estranheza, pode parecer inclusive tendencioso ou carregado de preconceito. Seria culpa dos algorítimos?

Na grande rede também tem gente dando bons exemplos e estimulando, por exemplo, o engajamento político das pessoas. É o caso do Global Citizen, que motiva internautas a se envolverem em causas especiais em troca de ingressos para shows. Tudo isso no Futurando!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todas as quartas, às 22h, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 00h, com reprise todas as quartas às 22h30 ; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.