Topo

Explosões de bomba no Texas podem estar relacionadas

12/03/2018 22h26

Em Austin, pacotes deixados em residências explodem, matam um adolescente e ferem duas mulheres. É o segundo ataque do tipo neste mês, todos contra negros ou hispânicos. Polícia acredita que casos estejam ligados.A cidade de Austin, nos sul dos Estados Unidos, voltou a ser alvo de duas explosões de bomba nesta segunda-feira (12/03), deixando ao menos um morto e dois feridos. Autoridades acreditam que o incidente esteja ligado ao ataque que matou um homem na mesma cidade no início do mês.

Segundo o chefe da polícia de Austin, Brian Manley, nos três casos um pacote foi deixado em frente a residências, e acabou explodindo quando as vítimas tocaram na embalagem ou tentaram abri-la. "Estamos investigando esses três incidentes como relacionados", afirmou Manley.

Em nenhum dos casos o pacote parece ter sido entregue por uma empresa de serviço postal. Eles foram deixados no chão durante a noite, sem ninguém bater na porta ou apertar a campainha, disseram as autoridades.

"Se você receber um pacote que não esteja esperando ou que pareça suspeito, não abra. Ligue imediatamente para 911 [telefone de emergência]", orientou Manley em rede social.



Todas as vítimas, incluindo um homem de 39 anos que morreu na explosão em 2 de março, são afro-americanas ou hispânicas, afirmou o chefe de polícia. "Não descartamos que um crime de ódio pode ter motivado os ataques, mas ainda não podemos confirmar que essa é a causa."

As explosões desta segunda-feira ocorreram a poucos quilômetros de distância uma da outra, ambas na região de East Austin, que é predominantemente hispânica e está em processo de gentrificação devido ao aumento da população da cidade.

Uma das bombas matou um adolescente de 17 anos, que encontrou o pacote em frente à sua casa e o levou até a cozinha, onde ocorreu a explosão. Uma mulher de 40 anos que estava dentro da residência ficou ferida. Ela foi levada a um hospital, mas não corre risco de morte.

A vítima da segunda explosão foi uma mulher de 75 anos, que está internada com ferimentos graves. Segundo uma testemunha que mora na mesma rua, a idosa, sentada em uma cadeira de rodas, havia saído de sua residência para regar a grama quando encontrou a bomba.

A explosão do dia 2 de março, agora investigada como homicídio, ocorreu no bairro de Harris Ridge, mais ao norte da cidade e de classe média alta.

O governador do Texas está oferecendo uma recompensa de 15 mil dólares por informações que levem à prisão de suspeitos pelas explosões. A polícia afirmou que não há indícios de que os casos estejam relacionados a terrorismo.

Os ataques desta segunda-feira ocorrem num momento em que Austin recebe milhares de visitantes em ocasião do South by Southwest, conhecido pela sigla SXSW, um dos maiores festivais de cultura e tecnologia do mundo. O evento na capital do Texas reúne todos os anos cerca de 400 mil pessoas.

Em rede social, os organizadores do festival afirmaram que o "SXSW está com o coração partido pelas explosões ocorridas em Austin", e pediram para que os visitantes "fiquem seguros e avisem as autoridades caso vejam algo suspeito".

EK/ap/dpa/lusa/rtr

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App